Fátima Centenário das Aparições

15-02-2017

1917-2017 Um Século de Oração

Em 2017 celebra-se o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, com um extenso programa cujo ponto mais alto será no dia 13 de Maio com a presença de Sua Santidade o Papa Francisco.

O Hino

A visita do Papa Francisco tem também um hino próprio, com o objectivo de ser um traço unificador nos apelos à presença dos peregrinos em Fátima.

O título é "Deus em mim", com letra do Pe. José Tolentino Mendonça e música de João Gil.

A interpretação é do grupo Vocal Emotion.

Letra

Deus em mim

Somos apenas um traço cinzento
Estes passos levados /pelo vento
Ou haverá quem sabe / uma razão
Mais além deste muro / um clarão

Deus em mim
Deus em mim

Com Maria, onde quer que vás
Sê peregrino da esperança e da paz
Com Maria, tu sabes que estás
No caminho da esperança e da paz

Sei que Maria nos abre caminhos
a certeza de / não estarmos sozinhos
Quando pesava a noite sem fim
seu olhar / acendeu Deus em mim

Deus em mim
Deus em mim

Com Maria, onde quer que vás
Sê peregrino da esperança e da paz
Com Maria, tu sabes que estás
No caminho da esperança e da paz

Deus em mim
Deus em mim

Haverá nos céus / um segredo
Um amor que nos cure do medo?
A Sua luz te acompanha e sustém
Mesmo se não vês o seu brilho vem


Neste sentido e tendo em conta as previsões que apontam para a presenca nestes dois dias de cerca de um milhao de peregrinos, por forma a agilizar o acesso as comemorações a Taxitemplarios disponibiliza serviços de Transfer dos hoteis localizados nos municipios confinantes com Fatima ate ás imediaçoes do Santuario.

Recomendamos pois que faca o quanto antes a sua reserva de trasnfer evitando aborrecimentos inconvenientes de ultima hora.

As primeiras aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos tiveram lugar a 13 de Maio de 1917 e repetiram-se nos meses seguintes, tendo a última acontecido a 13 de outubro desse ano, em que uma multidão assinalável assistiu ao "Milagre do sol". São estas as datas que todos os anos atraem maior número de crentes ao Santuário para participar nas Procissões das Velas do dia 12 à noite e do Adeus na manhã do dia 13, mas todos os dias, especialmente a 13 de cada mês, chegam a Fátima muitos peregrinos que vêm a este lugar sagrado manifestar a sua fé. Partindo de diversos pontos do país, muitos deles fazem esse percurso a pé, seguindo por estradas e caminhos rurais. Para facilitar as deslocações foi identificado um conjunto de quatro Caminhos de Fátima que foram sinalizados no terreno, podendo facilmente ser seguidos mesmo por quem conhece mal a região.

Para além das peregrinações regulares e das celebrações religiosas, este centenário celebra-se até 13 de outubro de 2017 com um extenso programa cultural que inclui várias exposições, concertos de música sacra, performances alusivas às aparições, conferencias etc.