Rota dos Peregrinos

Rota dos Peregrinos

A Nossa proposta de viagem tem destino Fátima e a região envolvente. É um dos mais importantes locais de peregrinação do mundo católico. O tour inclui uma visita ao Santuário, depois uma visita a povoação de Valinhos / Aljustrel para conhecer a aldeia onde nasceram os videntes e visitar as casas onde habitaram que se mantem intactas tal como eram na época.

No regresso faremos uma paragem na cidade de Ourém para uma visita a um dos mais belos castelos de Portugal.

Construido no Sec, XV, o Castelo de Ourém, Teve uma importância estratégica muito grande sob o comando de D. Afonso IV,, duque de Ourém. Esta magnifica fortaleza gótica, ficou parcialmente destruída após o terramoto de 1755, contudo preserva ate hoje grande parte da sua beleza.

Sobre os locais a visitar

Fátima de origens remotas, foi o domínio árabe que marcou o desenvolvimento do lugar e lhe deu o nome. Segundo a lenda, durante a Reconquista Cristã o cavaleiro templário Gonçalo Hermingues, conhecido por Traga-Mouros, apaixonou-se por Fátima, uma moura cativa durante uma emboscada. Correspondendo ao amor, a jovem converteu-se ao cristianismo tomando o nome de Oureana. A localidade desenvolveu-se bastante a partir do acontecimento das Aparições de Fátima, no início do séc. XX, transformando-se num dos maiores centros do culto mariano em Portugal, reconhecido mundialmente pela Igreja Católica.

Relacionado com o culto a Nossa Senhora de Fátima, podem visitar-se as casas onde viveram os pastorinhos videntes, na aldeia de Aljustrel. No quintal da Casa de Lúcia, um monumento assinala a 2ª aparição do Anjo da Paz e o fim da Via Sacra, iniciada no Santuário.  

A casa que foi dos videntes de Fátima, Francisco e Jacinta Marto, conserva as características da habitação tradicional da região. Numa zona onde abunda a rocha calcária, a casa é construída em pedra. No seu interior, pode ver-se a forma como o espaço é dividido, as reduzidas dimensões e ainda o mobiliário original.

O Castelo de Ourém é uma das mais inovadoras obras de arquitectura militar do séc. XV em Portugal. Mandado construir pelo Conde de Ourém, neto de D. Nuno Álvares Pereira, o castelo possui uma estrutura compacta com sistemas de defesa activos modernos, incluindo duas grandes torres de planta pentagonal que funcionam como baluartes e ofereciam maior resistência ao tiro de bombarda.
Atrás das torres situa-se a zona palaciana, residência dos Condes, que tem a forma de uma longa torre disposta no sentido da largura comunicando com os baluartes.
No cimo do monte, recuado relativamente ao paço e ao castelo, encontra-se o primitivo castelo de "Abdegas", nome antigo desta povoação, cuja cosntrução remonta ao séc. XII.